terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comissões discutem políticas para integração social de autistas

Objetivo é é discutir ações e programas de governo que estimulem a implantação de mecanismos de integração social











O deputado Luiz Couto(PT-PB) é um dos propositores da discussão de políticas públicas voltadas para autistas
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) propõe discutir políticas públicas voltadas para autistas
As comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Legislação Participativa realizam audiência pública nesta quarta-feira (16) para discutir políticas públicas voltadas para autistas. O debate, proposto pelos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Paulo Pimenta (PT-RS), é realizado na semana em que se comemora o Dia do Orgulho Autista (18 de junho).
O objetivo da audiência, segundo os deputados Luiz Couto e Paulo Pimenta, é discutir ações e programas de governo que estimulem a implantação de mecanismos de integração social, que permitam os portadores da doença superar as dificuldades de convivência.
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, que provoca alterações qualitativas na capacidade de comunicação, de interação social e de uso da imaginação. A doença é incapacitante e se manifesta, normalmente, nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. A Organização das Nações Unidas estima em 70 milhões o número de pessoas no mundo com autismo.
Foram convidados para participar do debate a diretora da Escola Metamorfose de Niterói, Sandra Cerqueira, especialista em Autismo e Neurônios Espelhos, José Salomão Schwartzmann,a pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Eliana Rodrigues Araújo, o mediador da comunidade virtual Autismo no Brasil, Argemiro Garcia, o coordenador para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal, Fernando Cotta, a diretora de Relações Internacionais do Movimento Orgulho Autista Brasil, Adriana Alves; ea diretora presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, Alexandra Capone.


Fonte: AGÊNCIA CÂMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário